TRABALHO LUKAIA 2
Luciléia Oliveira da Silva1
RESUMO:O presente artigo pretende apresentar o que é o Biodigestor, sua implantação e características. Uma das maiores fontes de energia disponíveis na área rural e agroindústrias é a biomassa, aparecendo na forma de resíduos vegetais e animais, tais como os restos de colheitas, esterco animal, plantações energéticas e afluentes agroindustriais. Tais resíduos, podem ser utilizados pelo produtor rural ou pela agroindústria para a queima direta visando à produção de calor ou biogás em biodigestores, tendo o biodigestor, também importância como unidade de saneamento.
PALAVRAS-CHAVE: Biodigestor. Biomassa. Desenvolvimento sustentável. Recursos energéticos.
SUMÁRIO: 1Introdução; 2 Biodigestor: Conceito; 3. Características do Biodigestor; 3.1 Biodigestor de Produção Descontínua; 3.2 Biodigestor de Produção Contínua; 3.2.1 Biodigestor da Marinha; 3.2.2 Biodigestor Chinês; 3.2.3 Biodigestor Indiano; 3.3 Biodigestor Anaeróbico; 4 Implantação do Biodigestor; 4.1 Biodigestor de Produção Descontínua; 4.2 Biodigestor de Produção Contínua; 4.3 Biodigestor Anaeróbico; 5 Vantagens do Biodigestor; 6 Considerações Finais; Referências.
1INTRODUÇÃO
Em decorrência da crise do petróleo, na década de 70, ao qual o país teve que importar petróleo a preços elevados, uma vez que dependia em média de 80% de importações do produto para satisfação da demanda interna, criando-se assim o PROÁLCOOL, em que incentivou a produção de um biocombustível, surge então, um marco importante para fontes alternativas de energia. A partir de então, começou se a utilizar o consumo de energia da biomassa, a qual é uma matéria orgânica vegetal, formada pelo processo da fotossíntese, ocorrendo na presença da luz solar, sendo trazida para o Brasil a tecnologia dos Biodigestores, que é um reservatório onde se coloca a biomassa misturada com água, sendo os principais modelos implantados o Chinês e o Indiano como serão apresentados adiante.
2 BIODIGESTOR: