Trababalho de desenho basico
basico
INTRODUÇÃO
A Geometria é o ramo da Matemática que se propõe a estudar as figuras existentes na natureza através das propriedades de seus elementos definindo, caracterizando e padronizando suas formas e dimensões, facilitando assim seu próprio desenvolvimento e o de outras áreas do conhecimento científico e tecnológico.
As figuras estudadas na Geometria são, de um modo geral, a associação de uma ou mais formas específicas, formas estas denominadas formas geométricas. A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer os conceitos e as propriedades que embasam todo seu acervo científico.
São considerados elementos geométricos fundamentais: o ponto, a reta e o plano.
O ponto – o mais simples dos elementos – como se pode intuir, não tem forma e nem dimensão. Entretanto, qualquer forma geométrica pode ser obtida a partir do ponto. A reta, por exemplo, pode ser definida como uma sucessão contínua de pontos. Três pontos não colineares determinam um plano (ou uma superfície plana).
Assim, pode-se considerar que uma figura geométrica é um conjunto de formas caracterizadas por pontos, retas e planos que se inter-relacionam segundo uma ou mais leis de geração.
ÁREAS DE ESTUDO
O estudo da Geometria se divide em duas grandes áreas de conhecimento: as geometrias métricas e as geometrias de posição.
As geometrias métricas têm por objetivo determinar as dimensões das figuras geométricas estabelecendo os teoremas que irão inter-relacionar as grandezas de seus elementos.
As geometrias de posição tratam fundamentalmente das formas propriamente ditas das figuras geométricas, sendo por isso também conhecidas como geometrias gráficas.
Nesta área destaca-se a Geometria Descritiva – e suas diversas ramificações – que estuda a forma das figuras geométricas através de suas projeções.
Gaspard Monge definiu a Geometria Descritiva como sendo a parte da Matemática que tem