Composic~]ao quimica das estrelas
Bloco de Conteúdo
Química
Conteúdo
Matéria inorgânica
Conteúdo relacionado
Este plano de aula está ligado à seguinte reportagem de VEJA: * Mais mistérios entre o céu e a Terra - 22/11/2010
Objetivo
Entender como os cientistas usam as luzes emitidas pelas estrelas para identificar os elementos químicos que as compõem.
Conteúdos
Composição química das estrelas; espectro de cores; radiação emitida por elementos químicos.
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
Lamparina a álcool, fósforo, sal de cozinha, cloreto de sódio, sal nitrato de cobre, fio de cobre, alicate de segurança e bombril.
Introdução
A reportagem Mais Mistérios entre o céu e a Terra, publicada em VEJA, explica como funcionam os instrumentos utilizados por cientistas para obter informações sobre a galáxia. Aproveite a revista para discutir o tema com a turma.
Desenvolvimento
1ª aula
Peça que os alunos leiam a reportagem Mais mistérios entre o céu e a Terra. Questione a classe sobre como se forma uma estrela. Pergunte aos alunos de onde vêm as substâncias químicas que a compõe.
Ouça as respostas da moçada e explique que, no espaço, há muita matéria dispersa – principalmente gás hidrogênio e hélio. Os dois elementos são a base das estrelas consideradas de primeira geração. À medida que essas substâncias vão se acumulando, há um aumento de massa e, consequentemente, a temperatura e a pressão no interior da estrela se elevam. Com o passar do tempo, esse aumento desencadeia uma fusão nuclear – que resulta na formação de novos elementos.
Em estrelas mais leves, a fusão desencadeia a formação de hélio, carbono e oxigênio. Em seguida, há um resfriamento do material e o processo é interrompido. Em estrelas maiores e mais pesadas, a fusão nuclear continua e ocorre a formação de neônio, magnésio e ferro. O aumento da temperatura continua até gerar uma explosão – que dá início a uma nova estrela. Depois disso, a