trab
3.1 Materiais e instrumentos utilizados
As figuras de 1 a 4 mostram os instrumentos utilizados no experimento: Figura 1 – Cronômetro de precisão. Figura 2 – Carro(planador). Observe que o carro está preso a um disparador devido a um ímã em ambos os objetos.
Figura 3 – 1 é o sensor de travamento do cronômetro. Figura 4 – 4 é o peso. 5 é o banco com espuma. 2 é o sensor de disparo do cronômetro. 3 é o trilho de ar.
3.2 Descrição dos instrumentos utilizados e procedimentos experimentais
3.2.1 Sistema de trilhos
O sistema de trilhos de ar é formado por linha, disparador, trilhos de ar e soprador de ar (figura 5). A linha, com peso desprezível, é utilizada para amarrar o peso de 30,0 ± 0,1 g de massa que tem a responsabilidade de acelerar o carro por um período de tempo. O disparador mantém o carro em repouso na posição inicial através de um imã que está presente em ambos os objetos. Quando o disparador se solta do carro, o veículo é liberado e começa a se movimentar. O soprador de ar permite que se simule um movimento retilíneo uniforme do carro sobre os trilhos de ar ao se ajustar o fluxo de ar para que o atrito do carro com a superfície diminua.
Figura 5 – Soprador de ar.
3.2.2 Banco e espuma
A espuma é colocada sobre o banco de forma que o peso possa repousar sobre ele ao se soltar o carro do disparador, não correndo o risco de rolar sobre o banco, e permitindo que o carro tenha aceleração constante ao passar pelos sensores.
3.2.3 Sensor de disparo e de travamento
O sensor de disparo é acionado quando o carro passa por ele, ligando assim o cronômetro de precisão, cuja precisão é de quatro casas decimais. Quando o carro passa pelo sensor de travamento, a contagem do tempo é finalizada, permitindo que se meça a variação do tempo gasto para o carro percorrer a distância entre os sensores.
3.2.4