1ª Guerra Mundial
Antecedentes
Belle Époque – No final XIX, a europa se via em meio a um desenvolvimento técnico e econômico jamais visto, o levou o estilo de vida burguês o padrão. A ausência de grandes conflitos militares, na europa, deslocou as atenções e os investimentos para a economia. O resultado foi a criação de um padrão de riqueza, luxuoso, repleto de grandes inovações e bens de consumo. Mas esse padrão era alcançado, apenas, por uma pequena parcela da sociedade.
Os carros, os primeiros aviões, a chegada da luz elétrica nas casas mais ricas de Paris, além do famoso episódio do navio Titanic.
Essa onda de otimismo se estendeu até a primeira guerra.
Causas
Insatisfação de alguns países como Alemanha e Itália com a partilha da África , no final do século XIX.
Paz Armada
Nacionalismos:
Pan-Eslavismo
Irredentismo Italiano
Pan-Germanismo
Revanchismo Francês
Políticas de alianças
Tríplice Aliança ou Potências Centrais : Alemanha, Áustria-Hungria e, antes do início do conflito, recebiam o apoio da Itália.
Tríplice Entente ou Aliados: Inglaterra (Grã-Betanha), França, a Itália passou a fazer parte da aliança no início do conflito, a Rússia permaneceu na aliança até o último ano de guerra, 1918, se retirando devido a consolidação do governo revolucionário de Lênin. Os EUA entraram, decisivamente, no conflito em 1918 ao lado da Entente.
O início da Primeira Guerra Mundial
O assassinato do herdeiro do império Austro-Húngaro, Francisco Ferdinando.Ele foi assassinado em Saravejo, capital da Bósnia-Herzegovina por um jovem pertecente ao grupo nacionalista Jovem Bósnia que lutava pela “terra dos eslavos do sul”, ou seja, a Iugoslávia.
A Bósnia e a Herzegovina tinham sido ocupadas pelo Império Austro-Húngaro e anexadas em 1908. Muitos bósnios, particularmente os sérvios, não aceitavam a a ocupação, preferindo a unificação com a Sérvia.
Fases da Primeira Guerra Mundial
1ª Fase (1914)- Guerra de movimento.Esse