Doenças e Medidas Preventivas
Curso Profissional de Técnico de Apoio à Infância – 2014/2015 11ºAno Turma J
Módulo IV: Cuidados Primários na Primeira infância
Disciplina: Saúde Infantil Prof.: José Batista
RESUMO: TEMA: Doença e medidas preventivas
Doença (do latim dolencia = padecimento) é o estado resultante da perda do equilíbrio de um organismo vivo, total ou parcial, estado este que pode ser devido a infecções, isquémias (falta de oxigénio), modificações genéticas, traumatismos, hemorragias, neoplasias ou disfunções orgânicas.
HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS
A Patologia é a ciência que estuda a doença e procura entendê-la. A Medicina visa a manutenção e restauração da saúde, trabalhando, num sentido amplo, na prevenção e cura das doenças humanas. A doença resulta de um conjunto de processos interactivos entre um agente, um hospedeiro (o Homem) e o meio ambiente – Tríade Ecológica:
TRÍADE ECOLÓGICA
Idade, sexo, estado civil, ocupação, escolaridade, características genéticas, estado emocional, história anterior de doença
HOSPEDEIRO
AGENTE
- Biológicos (microrganismos)
- Químicos (álcool, medicamentos)
- Físicos (calor, trauma, radiação)
- Nutricionais (carência, excesso)
AMBIENTE
- Biológico (acidentes, infecções)
- Social (comportamentos, organização social)
- Físico-químico (temperatura, humidade, poluição...) Na história natural duma doença processam-se dois períodos: Pré-Patogénese (Antes da doença) – é uma fase de susceptibilidade à doença que tem origem em processos que ocorrem antes de esta iniciar. Patogénese (Doença) – corresponde à evolução da doença no homem, desde o seu início até ao fim (recuperação, incapacidade ou morte).
DCE – Grupo 520 (Biologia e Geologia) – Saúde Infantil – 11ºJ – 2014 –2015
Página 1
As medidas preventivas que integram os Cuidados Primários devem prestar-se no período pré-patogénico do curso da história natural da doença. Consistem num conjunto de Intervenções