trab
O sistema digestivo é formado por um canal alimentar, que é um tubo que percorre o corpo do inseto no sentido longitudinal desde a boca até o ânus.
Durante o desenvolvimento embrionário o canal alimentar divide-se em três porções: o estomodeu, mesêntero e o proctodeu.
O Estomodeu, ou intestino anterior, que é responsável pela que ingestão, estoque, trituração e transporte, inicia-se na cavidade oral, (boca) logo após faringe, esôfago, papo e proventrículo.
A faringe leva o alimento através de movimentos peristálticos, onde passa através do esôfago,
(que se diferencia pouco da faringe) para o papo onde o alimento é armazenado por algum tempo. Ao papo liga-se o proventrículo que pode ser provido de dentes para ajudar a reduzir as partículas de comida, tendo a função trituradora.
As glândulas salivares são evaginações do estomodeu, que funcionam como um anexo do tubo digestivo. O mesêntero, ou intestino médio responsável pela produção e secreção de enzimas digestivas; absorção dos produtos da digestão.
Essa região consta de cecos gástricos, que são estruturas em formas de bolsas, com função de produzir suco digestivo.
O mesêntero possui células epiteliais com ou sem cutícula presente. Esses tecidos são delicados e protegidos por uma membrana que evita o contato direto com a comida.
Proctodeu, ou intestino posterior: absorção de água, sais e eliminação das fezes.
Essa região é diferenciada em ileo, colon e reto.
Os túbulos de Malpighi se localizam no limite entre a porção média e a porção posterior do intestino. Eles têm a função excretora, atuando como reguladores da composição da hemolinfa.
02- Elabore um texto coerente sobre circulação e respiração, que contenha os seguintes termos: oxigênio, hemolinfa, acessório, traqueia, coagulação, cérebro, aberta(o), fagocitose,