Planejamento e controle de produção
Entender e ter uma expectativa do mercado futuro é de fundamental importância para as empresas, uma vez que com base nessa compreensão se realizam as previsões de demanda, que são a base para o planejamento das atividades da empresa.
Essas previsões definem as quantidades de produtos que deverão ser disponibilizadas no mercado, objetivando satisfazer as necessidades dos consumidores e melhorar os resultados da empresa através da otimização dos recursos, tornando a empresa mais competitiva. No entanto, determinar corretamente a demanda dos produtos é um desafio. Neste sentido é que se justificam os objetivos da pesquisa em descobrir como as empresas realizam suas previsões.
Método Dephi
A técnica Delphi é uma das técnicas de demanda qualitativas, onde a previsão é estabelecida de acordo com a opinião de um grupo de especialistas.
De acordo com Wanke e Julianelli (2006) baseia-se na premissa de que o julgamento coletivo, quando bem organizado apresenta resultados mais acurados do que um julgamento individual. Gaither e Frazier (2002-2004) afirmam que podem acontecer até seis rodadas para que se atinja um consenso, sendo que muitas vezes, pode-se chegar a uma previsão que teve discordância inicial, mas que ao final, a maioria dos participantes concordou.
A implementação do método Delphi é realizada em seis etapas, que são elas:
Júri de executivos
Como o próprio nome sugere, as previsões são realizadas com base na opinião dos executivos da empresa, isto porque, enquanto executivos, eles devem conhecer bem as atividades desenvolvidas em seus respectivos setores, e essa troca de opiniões entre eles possibilita uma visão sistêmica de todo processo.
Essa técnica, de acordo com Moreira (2009), consiste em um grupo de executivos da empresa vindos de diferentes áreas, cujo interesse é desenvolver em conjunto uma previsão, normalmente de longo prazo, envolvendo alguns aspectos do planejamento estratégico da organização.
Vantagens de