Trab
Zona termicamente afetada é a região da solda que não se fundiu durante a soldagem, porém teve sua microestrutura e propriedades alteradas calor induzido pela soldagem ou operações de corte.
Figura 1 – Macroestrutura típica da solda de um aço. (1) Região de poça fundida; (2) Zona Termicamente Afetada
(ZTA); (3) Metal Base.
b) Faça a descrição da soldagem a gás, utilizando fotografias. Identifique os componentes principais (min 7) e as respectivas funções.
O processo de soldagem a gás é na realidade uma fusão onde as duas partes do material que deve ser soldado são aquecidas até o seu ponto de fusão e depois unidas. Essa fusão pode ser feita sem adição ou com a adição de um material (eletrodo) similar ao que está sendo trabalhado.
Os componentes básicos são os cilindros de gás e oxigênio, reguladores de pressão, tubulações ou mangueiras para a condução dos gases e um maçarico para misturar e queimar os gases de forma controlada para permitir a execução de solda ou corte.
Cilindro de oxigênio - Os cilindros são recipiente que têm a função de armazenar gases sob alta pressão, aumentando a sua capacidade de estocagem. São providos de válvulas reguladoras de pressão e fluxômetros que têm a função de ajustar a pressão e o fluxo de oxigênio fornecido.
c) Repetir o “item b” para soldagem por resistência elétrica.
As soldas a ponto, por costura, por projeção e topo a topo formam um grupo de soldas nas quais o calor necessário para a soldagem é gerado por resistência elétrica, através de um circuito de baixa voltagem e alta amperagem, atuando num período de tempo relativamente curto. As peças a serem soldadas são pressionadas uma contra a outra por meio de dois eletrodos não consumíveis; após isto, faz-se passar uma alta corrente por eles que, devido à resistência.
A máquina para soldagem por resistência é composta,