Trab F
Introdução 2 ………………………………………………………………………………………….
A luz Visível 3
………………………………………………………………………………………….
O fenómeno de Incandescência 4
………………………………………………………………………………………….
O fenómeno de Luminescência 5
………………………………………………………………………………………….
Conclusão 6
………………………………………………………………………………………….
Bibliografia 7
………………………………………………………………………………………….
Introdução:
Este trabalho aborda o conceito de luz visível e de produção de luz visível focando-se nos fenómenos de incandescência e luminescência que são aspetos de grande importância pois consistem nas duas formas mais frequentes de produção e visualização da luz. Assim o objetivo principal foi compreende-los e distingui-los de forma clara.
A luz visível
Apos várias investigações com o objetivo de compreender a natureza da luz, o físico Christian Huygens chegou à conclusão que a luz era um fenómeno ondulatório pois tinha um comportamento semelhante ao das ondas eletromagnéticas. Ou seja, a luz para além de propagar-se através de certos materiais também se propaga no vazio.
Assim, a luz propaga-se no vazio com uma certa variação no tempo, a frequência. Tal como acontece no som, as frequências determinam as cores da luz.
Estas frequências podem-se observar utilizando uma faixa de frequências a que chamamos espectro de luz visível ou eletromagnético.
Podemos dizer então que para cada cor temos uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das outras.
Existem varias formas de produção de luz visível, no entanto, esta baseia-se essencialmente na ocorrência de dois fenómenos: a incandescência e a luminescência.
O fenómeno de incandescência
A emissão de luz por incandescência é um processo de produção de luz que pode ser observado por exemplo no sol, nas fogueiras ou numa lâmpada.
Este processo consiste na