Trab Personalidade
Psicologia da Personalidade I – Análise do Comportamento
Docente: Célio Stanislau
Discente: Mariana Souza Mattos
T2000
1. Que relações foram descritas entre as características físicas que cada um possui e o temperamento?
R: Que a nossa personalidade não é somente formada pelo ambiente, mas ela também possui características genéticas e hereditárias que fazem parte de sua formação, contendo um alto caráter biológico.
2. Que diferenças foram encontradas inicialmente entre bebês altamente reativos e pouco reativos? Houve consistência entre esses perfis e avaliações posteriores ao longo do crescimento? R: Foi notado que bebês altamente reativos se tornariam pessoas inibidas, por se assustarem e estranharem facilmente diversas situações que geraram algum tipo de estranhamento, enquanto bebes com baixa reatividade seriam considerados desinibidos, por terem a capacidade de se ajustar as situações e lidar com elas de forma mais natural. Após alguns anos, observaram novamente esses bebes agora com idades mais elevadas e perceberam que as características se manteram, e realmente bebes inibidos se tornaram crianças tímidas e mais fechadas e bebes desinibidos se tornaram crianças mais extrovertidas, comprovando a ideia de que a personalidade possui sim caráter biológico.
3. O uso de estudos de gêmeos para investigar a participação de fatores genéticos e ambientais na personalidade é baseado em alguns raciocínios. Explique-os com as suas palavras. R: Para estudas fatores genéticos e fatores ambientais é preciso saber diferenciar quando cada fator desse é responsável por determinada característica, para poder ter o controle das variáveis e fazer uma conclusão assertiva. Para se estudar gêmeos monozigóticos, as observações acerca do determinado temperamento estudado devem ser feitas quando os gêmeos estão separados porém em situações semelhantes, para poder afirmar que é genético e não ambiental, e para se estudar gêmeos