RECURSOS HUMANOS
Júlia Patêz
Thabata Frazão
-Empresa do segmento de luxo escolhida:
Ateliê Júlia Patez
O Ateliê Júlia Patez trabalha exclusivamente com vestidos de festa sob medida se preocupa em prestar atendimento exclusivo a suas clientes e oferecer um produto de qualidade epersonalizado.
Entrevistado (a):
Júlia Patez
-Mapeamento dos principais problemas na gestão de pessoas:
“Gerir pessoas é um desafio muito maior do que pensei e que exige mais dedicação do que imaginei. Os desafios são muitos e de níveis diferentes para cada funcionário e sua função.
Apesar de ser um negócio voltado para o Mercado de luxo, a estrutura toda é muito enxuta. Atualmente possuo uma funcionária costureira clt, uma estagiária e quatro freelances que vem quando ha necessidade.
A Marinalva é a costureira e a primeira a fazer parte do ateliê. Me preocupo em sempre mantê-la entusiasmada com o negócio que sofre com a sazonalidade. Sempre que posso utilizo o mecanismo de empowerment a deixando encarregada com tudo o que acontece na costura. Minha ideia é que ela não sinta que sua vaga está “ameaçada” por costureiras que me custam menos do que ela e que ganham mais por dia. Com esse mecanismo tento transmitir que ela é fundamental não só para a mão de obra mas também na gerência de outras pessoas sobre um assunto no qual ela conhece bem: costurar. Além disso, ainda mostro para ela que com o devido esforço e dedicação ela poderá, um dia, exercer a função de gerencia da costura se desempenhar bem o papel que lhe dou nesses momento.
Também ganho como esses pequenos momentos de empowerment pois posso ter uma ideia de como ela se sairá na gerencia da costura quando isso se tornar necessário.
A Daniela é minha estagiária. Ela mesma me procurou coma vontade de fazer parte da equipe. Ela é muito dedica e sempre me surpreende. Tento passar para ela que precisamos fazer de tudo um pouco quando se participa de todo um processo no ateliê. Sinto que pessoas com menos idade