TRAB GESTAO FINANCEIRA
Relatório elaborado através de pesquisas com 2 instituições financeiras e para cada instituição nosso grupo escolheu 2 fontes de financiamentos para o capital de giro, destacando qual a documentaçāo necessária para obtê-la e quais os custos e taxas de cada linha.
1 - Crédito especial Caixa empresa
Este financiamento é voltado para médias empresas que desejam aumentar seu capital de giro. O valor do empréstimo varia de acordo com a capacidade de pagamento de cada negócio e pode ser quitado em parcelas de 1 a 60 meses, com carência de até 6 meses. As parcelas são debitadas diretamente da conta da empresa e são calculadas com base no custo do empréstimo que é calculado pelo sistema de amortização constante (SAC) que é a taxa média do CDI acrescida a taxa de juros.. Para solicitar o empréstimo também é necessário ter o aval dos sócios ou dirigentes da empresa que assinam a Cédula de Crédito Bancário (CCB) para conseguir seu capital de giro caixa. A documentação necessária para esta linha de financiamento é o documento da constituição da empresa e suas alterações posteriores, comprovante de inscrição no CNPJ, comprovante de endereço, comprovante de faturamento dos últimos 12 meses e documentos pessoais dos sócios representantes legais.
2 - Desconto de duplicatas
Nesta linha de financiamento os valores financiados variam de acordo com o porte das empresas. Sendo os prazos de financiamento das duplicatas em média de 6 dias a 150 dias corridos e o contrato entre a empresa e o banco é de um ano. Tem-se os encargos do IOF (imposto sobre operação financeira) mais os juros remuneratórios prefixados. A documentação necessária para este tipo de financiamento é o contrato realizado entre o banco e a empresa para desconto da duplicata, a definição de duplicata: título de crédito constituído por um saque vinculado a um crédito decorrente de contrato de compra e venda mercantil ou de prestação de serviços igualado aos títulos