UTP
Tendo como base o cabo coaxial que era usado pelas LANs e suas limitações, um conjunto de empresas se uniu e desenvolveram os cabos UTP sem blindagem.
Esses cabos são aqueles trançados que usamos em nossa casa e em muitos outros lugares, é o mais popular cabeamento de LAN.
Esse cabo é formado por quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC, e é o mais usado. Por não possuir blindagem, não precisam de aterramento(é feito para não dar choque), é um cabo leve, flexível e barato.
Uma das vantagens de se usar esse cabo, é que ele é de fácil manuseio e instalação, além de permitir altas taxas de transmissão.Esse tipo de cabo utiliza o conector chamado RJ-45.
Funcionamento
O funcionamento dele é simples, cada par de fios torcidos cria uma espiral virtual com indutância e capacitância, e a cada torção essas espirais se invertem, fazendo com que o campo magnético gerado em cada espiral cancele os ruídos externos. Se por um momento o cabo sofrer algum tipo de interferência, está será anulada na inversão dos pólos das espirais.
Se trançarmos os fios de saída de dados positivos com os negativos e os de entrada de dados positivos com os negativos, teremos um cabo resistente a ruídos.
Como a informação é transmitida duplicada, o receptor pode facilmente verificar se ela chegou ou não corrompida. Tudo que existir em um dos fios deve existir no outro fio com a intensidade iguyal, só que com a polaridade invertida, ou seja, o que for diferente nos dois sinais é ruído, e o receptor tem como identificá-lo e eliminá-lo
Definições
O seu comprimento Maximo é de 100 metros. Esse cabo é composto por 2 fios de cobre isolados. Dependendo de sua finalidade, há especificações de UTP que controlam o numero de torções permitidas por metro de cabo.
A EIA/TIA foi quem padronizou os tipos de cabo UTP, dividindo em categorias no que se refere a bistola dos fios e aos níveis de segurança.
Categoria 1: Refere-se ao cabo telefônico UTP