TIA, UTP, Norma TIA/EIA, EMI
Grupo criado para fornecimento de tecnologia na área de telecomunicação. Representa o grupo de fornecedores de transmissão de sinais, produtos e serviços de informática para o mercado mundial. Com a competência de criar normas e padrões internacionais, resolvendo questões legais, locais e globais, desenvolvendo com suas tecnologias o mercado com programas de promoção de produtos. A TIA possibilita a convergência de novas redes de comunicação no seu estágio de desenvolvimento favorecendo um ambiente competitivo e inovador entre as empresas.
UTP - Unshielded Twisted Pair
Cabeamento de par trançado simples e de baixo custo. Sua utilização principal é na Ethernet 10base-T e 100base-T, bem como em residências e escritórios e também na fiação telefônica. Basicamente são dois fios, trançados para diminuir o campo magnético que ambos produzem ao receberem o sinal.
Categoria. 5: cabo trançado de alta qualidade e integridade no seu uso. A maioria dos cabos desta categoria são blindados, contando ainda com os pares trançados, ajudando assim na diminuição de ruídos. Este tipo de cabo é usado principalmente em redes de Ehernet, cabeamento estruturado e ATM, e existem outros tipos de transmissão de dados que pode ser feito com este cabeamento, assim como o de telefonia e vídeo.
Categoria 6: Contem 4 pares de fios torcidos, ela é projeta e fabricada para padrões ainda mais rigorosos que a Categoria 5. São um padrão de cabos para Gigabit Ethernet e outros protocolos de rede, são compativeis com a Categoria 5 e 3.
Norma TIA/EIA
Especifica normas para o cabeamento de telecomunicações a ser instalado tanto no interior dos edifícios, assim como nas instalações feitas entre edifícios, em ambientes externos. As topologias, distâncias, cabos reconhecidos, configurações dos conectores estão explicitados na norma.
EMI É a interferência magnética ou elétrica causada sobre a transmissão ou