Normas de estrutura de redes.
Normas de estrutura de redes.
Em 1991, a associação EIA/TIA (Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association) propôs a primeira versão de uma norma de padronização de fios e cabos para telecomunicações em prédios comerciais, denominada de EIA/TIA-568 cujo objetivo básico era:
Em janeiro de 1994, a EIA/TIA publicou a norma EIA/TIA 568A revisada, incluindo as especificações para cabeação categoria 4 e 5 (UTP - Unshielded Twisted Pair). Atualmente, a associação ISO/IEC (International Standards Organization/International Electrotechnical Commission) desenvolve um padrão de cabeação internacional denominado de Cabeação Genérica para Instalação do Cliente (Generic Cabling for Customer Premises), denominado de ISO/IEC 11801. A norma ISO/IEC 11801 é equivalente à EIA/TIA 568A reeditada pela ISO.
Implementação de cabeamento estruturado;
Estruturar um sistema de cabeamento intra-predial, com produtos de fornecedores distintos;
Estabelecer critérios técnicos de desempenho para sistemas distintos de cabeamento.
Cabeamento para voz, dados, sistemas segurança, cada qual com uma padronização.
Cabeamento estruturado.
Sistema de Cabeamento Estruturada baseia-se na disposição de uma rede de cabos, com integração de serviços de dados e voz, que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos.
Entrada
Instalações de entrada no edifício fornecem o ponto no qual é feita a interface entre o cabeamento externo e a cabeamento intra-edifício e consistem de cabos, equipamentos de conexão, dispositivos de proteção, equipamentos de transição e outros equipamentos necessários para conectar as instalações externas ao sistema de cabos.
Cabeamento Backbone ou Cabeamento Vertical , consiste nos meios de transmissão , conectores principal e intermediários, terminadores mecânicos, utilizados para interligar os Armários de