Trab De Portugues Artigo Esse
Introdução A exploração de recursos minerais é uma atividade praticada desde muito cedo, foi e é até hoje, um procedimento primordial para a evolução da sociedade. A presença de minerais no dia a dia é comum desde o uso de coisas simples como o vidro e a cerâmica, até o uso de jóias belíssimas.
“É inegável que, no mundo moderno, a mineração assume contornos de importância decisiva para o desenvolvimento, pois se observa que o minério extraído da natureza está em quase todos os produtos utilizados” (KOPEZINKI, 2000,p.12).
A mineração é, além de tudo, uma forma de ganhos e prosperidade para alguns setores. Por gerar muitos empregos, ela tem um papel importante na economia e no desenvolvimento da região. Porém, a extração desenfreada dos minerais vem desencadeando uma série de problemas socioeconômicos, afetando diretamente a natureza e a qualidade de vida da população.
São inúmeros os problemas causados pela mineração ao meio ambiente, vão desde a degradação da paisagem, poluição das águas e do solo, poluição visual, sonora e até a poluição do ar. Apesar de existirem normas ambientais para realização das atividades minerais, os problemas sofridos pela o ambiente, muitas vezes se tornam irreversíveis.
Este artigo buscará alavancar alguns aspectos desses problemas, partindo das suas causas e consequências até plausíveis soluções. A priori apresentaremos alguns conceitos sobre o assunto e dele nos aprofundaremos com referências bibliográficas.
2 Desenvolvimento
2.1 História da mineração
A mineração que é conceituada como uma atividade antropica de extrair minerais da terra tornou-se mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria.
Com o crescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez