trab de ed fisica
Professor: Marcelo
Série/Turma: 1°C
Alunos: Arianne Nascimento Aruan Duarte Brena Bruna Eloy Rebecca Alves Maria Eduarda Rath Luiz Rafael
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de abordar os Princípios do Treinamento Esportivo, seus conceitos e definições, e possíveis aplicações sob novas perspectivas.
A ciência da Educação Física indica alguns princípios para a execução de qualquer atividade física. Seguir esses princípios é uma condição indispensável para que a participação de qualquer pessoa nas atividades seja uma experiência proveitosa e agradável.
Ao final de um período de execução de qualquer atividade que acompanhe esses princípios, o executante perceberá os benefícios adquiridos e a provável adoção de um estilo de vida ativo, ou seja, a manutenção desses benefícios.
Esses princípios devem ser observados por qualquer pessoa que se proponha a realização de um programa de atividades físicas. São cinco princípios existentes, o qual falaremos apenas de três: Principio da especificidade, continuidade e reversibilidade.
PRINCÍPIO DA ESPECIFICIDADE:
Cada exercício tem um efeito especifico sobre seu corpo. Isso significa que você deve primeiro decidir o que você quer melhorar e, em seguida escolher os exercícios e treinos certos que vão melhorar esta especificidade. Um programa de treinamento deve ser concebido para atender especificamente cada atleta.
Exemplo: Do ponto de vista do gasto energético é possível estabelecer parâmetros de igualdade entre diferentes atividades físicas. Assim, andar 3 quilômetros em 30 minutos equivale a nadar 20 minutos ou andar de bicicleta 6 quilômetros em 15 minutos. Isto porque todas essas atividades provocam a queima de 150 quilocalorias.
Embora esta relação possa existir, o princípio da especificidade determina que os corredores devem correr, nadadores