1415156297422
1400 palavras
6 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
4 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Os processos de planejamento na construção das políticas sociais brasileira tiveram inicio a partir do capitalismo, onde surgiu a política social, construída por meio das mobilizações das classes operárias advindas das revoluções industriais no século XIX. E a partir dai a necessidade de se adaptar e criar novas diretrizes baseadas no direito de garantir o bem estar das pessoas menos favorecidas, priorizado crianças, jovens e idosos, dando assim total apoio aos mesmos, garantindo a eles uma vida digna de acordo com a lei do código civil brasileiro. Diante dos desafios apontados, é necessário o serviço social desenvolver ações relativas ao planejamento estratégico ante a nova gestão dos serviços. O projeto profissional vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e exploração de classe, etnia e gênero. Não podendo desvincular esses valores da história do serviço social, assim como das influências que foram construídas historicamente. Para tanto se compreende que a intervenção do Estado é uma necessidade no estabelecimento de uma sociedade justa e igualitária.
As políticas públicas passam a serem discutidas em espaços transnacionais, cujos acordos são impostos e aceitos a ponto de modificarem e influírem na execução e definição das políticas nacionais, o desenvolvimento do Estado passa prioritariamente pelo desenvolvimento de seus cidadãos através da intermediação dos profissionais do serviço social.
2 DESENVOLVIMENTO No sentido de amparar as pessoas menos favorecidas surgiram inúmeras entidades para então auxiliar, orientar e dar apoio necessário para crianças, jovens e idosos no intuito de que os mesmos tenham uma qualidade de vida digna, mas como pode se observar ainda assim existem indivíduos