Windows XP
O Windows XP é um sistema operacional da Microsoft para computadores, desktop, notebooks, tablets e media centers. Lançado em 2001, o sistema foi muito bem recebido pelos usuários e continua sendo muito utilizado, mesmo após o encerramento do suporte em abril de 2014.
Sucesso após fracasso do antecessor
Após o fracasso e críticas ao Windows Me (Millennium Edition), lançado em 2000, o Windows XP foi o responsável por recuperar a confiança dos consumidores para a Microsoft. O sistema foi lançado no dia 25 de outubro de 2001 e chamou a atenção por trazer uma nova interface gráfica e eliminar os problemas de estabilidade encontrados na versão anterior.
Na parte visual, o Windows XP mostrou-se um sistema muito mais intuitivo e agradável do que as versões anteriores. As janelas cinzas, e barras quadradas foram substituídas por uma interface colorida, com padrão azul, e botões mais arredondados e visíveis. Além disso, ele foi o primeiro sistema a apresentar o novo botão iniciar, maior, com mais atalhos e possibilidades de fixar programas, que resistiu até o Windows 7.
Versões
Basicamente, existem duas versões para o Windows XP: Home e Professional. A versão Home é destinada a usuários domésticos, contando com recursos voltados para esse público: multimídia, reprodução de DVDs, ferramentas de vídeo, etc. Já a versão Professional, destinada ao uso corporativo, conta com ferramentas e recursos mais avançados. Entre vários outros recursos, o Windows XP Professional oferece a vantagem de trabalhar com dois processadores, permite o controle de pastas e arquivos em partições NTFS, oferece a possibilidade de trabalhar em um computador remoto, etc. Além dessas duas versões, existem outras menos expressivas, como o Windows XP Media Center Edition, Windows XP Embedded, Windows XP Starter Edition, etc.
Vantagens
- Estas são as principais vantagens destacadas no Microsoft Windows XP - O Windows XP é um sistema operacional de 32-bits (não tem DOS),