Trab Antro
RESUMO – 1ª PARTE
“CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLOGICO”
O Livro do antropólogo Roque de Barros foi produzido com a intenção de introduzir o leitor ao conceito antropológico de cultura. O desenvolvimento deste, é considerado fundamental no entendimento da complexidade da cultura humana.
O trabalho foi dividido em duas partes: A primeira faz um estudo do iluminismo até os autores da modernidade com enfoque na evolução do conceito de cultura; A segunda evidencia as maneiras de como a cultura influência o homem.
1ª Parte: O homem ao longo dos anos sempre registrou o interesse nas diversas culturas existentes e a maneira como elas se manifestam. Porém, a forma como um indivíduo interpreta a cultura do outro está, geralmente, relacionada aos seus costumes de maneira etnocêntrica, considerando, até mesmo, bárbaro o diferente.
Algumas teorias foram criadas para justificar os diferentes costumes através de fatores relacionados ao ambiente físico ou características biológicas. Todavia, o determinismo geográfico e o biológico foram considerados inaptos e não praticáveis posteriormente.
1.Determinismo Biológico: Os estudiosos da antropologia afirmam que características genéticas não são determinantes culturais, apesar de ter assim sido afirmado em diversas teorias, como o nazismo. O dimorfismo sexual diferencia os seres humanos em gênero, porém, são fatores culturais que criam sistemas de divisão sexual.
Um outro parâmetro considerável de observação são os indivíduos que foram retirados do seu local de origem e manifestam características de costume da sociedade onde foram inseridos. Desse modo é possível afirmar que o homem age de acordo como lhe é ensinado a fazer, esse processo é denominado endoculturação.
Os antropólogos acreditam que as diferenças genéticas não são determinantes nas diferenças culturais, ou seja, é no ambiente, na história cultural de cada grupo, que se favorecem de alguma forma determinadas atitudes. Também acreditam que não existe