trab agraria Salvo Automaticamente
TRABALHO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA PROFESSORA VALÉRIA
RELATÓRIO DO TRABALHO DE CAMPO: ITÁPOLIS, GUAÍRA E RIBEIRÃO PRETO
DANIEL VINICIUS FERNANDES
N˚USP 8982550
SÃO PAULO
2015
I.INTRODUÇÃO
O trabalho de campo da turma de Geografia Agrária da Professora Valéria partiu na sexta-feira, dia 05 de Junho de 2015, de São Paulo rumo ao interior do Estado. O primeiro destino foi a cidade de Itápolis a 365km da capital onde visitamos a Fábrica Stella d`Oro do segmento alimentício. Pela noite seguimos viagem até repousar em Guaíra, uma cidade aconchegante que pertence a mesorregião de Riberão Preto no nordeste do estado de São Paulo e distancia 450km da capital. Na manhã do dia 06 de Junho fomos até a Usina Colorado de um grande grupo do setor agroindustrial brasileiro, e na parte da tarde conhecemos a Fazenda do Senhor Tércio, um dos latifundiários da região.
Após um descanso merecido ainda em Guaíra, amanhecemos e deixamos o hotel, sentido Ribeirão Preto, última parada do trabalho de campo. E foi bem diferente do que estávamos vendo até então, na manhã do dia 07 de Junho fomos conhecer famílias que vivem em um assentamento na Fazenda da Barra junto ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, lutam por moradia digna e resistem à lógica da superestrutura do capital do agronegócio através da agricultura familiar como fonte de renda de sobrevivência.
II.ITÁPOLIS
Foto 1: Mapa da região de Itápolis.
Fonte: GoogleMaps.
Segundo o censo do IBGE 2014, Itápolis tem uma população de 42.135 habitantes e uma área de aproximadamente 997km². Está estrategicamente entre a malha Rodoviária Anhanguera-Bandeirantes, expresso de circulação de mercadorias do interior do país para a capital paulista e o porto de Santos. Localizada entre cidades como Jaú, São Carlos, Araraquara, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Catanduva, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília e Bauru. Itápolis é conhecida como uma das maiores cidades produtoras de