Segurança No Uso Do Computador
Ç
N
A
R
U
G
E
S
O
D
O
S
U
R
NO
O
D
A
T
U
P
M
CO
Já parou pra pensar! De que forma podemos nos sentir seguro ao usar o computador ?
Qualquer usuário, independente do tipo de uso do computador, pode ser um alvo maravilhoso para os maliciosos desenvolvedores de pragas virtuais, principalmente porque cada equipamento infectado tem a capacidade de infectar uma quantidade absurda de outros computadores, sem o conhecimento do proprietário. Você sabia que pode pegar um vírus somente por acessar sites infectados? Basta que sua máquina não esteja protegida devidamente ou que você esteja utilizando softwares desatualizados. Veja alguns problemas Problemas ocasionados por essas “pestes”:
Lentidão excessiva na utilização de programas. Envio de emails para todos seus amigos (e possivelmente contatos comerciais) utilizando suas próprias listas.
Sistema operacional demora muito para carregar. Utilização de parte ou toda banda de internet para transferência de informações, ocasionando lentidão na navegação.
Roubo de dados confidenciais: senhas de banco, e-mail, programas de bate-papo.
Esses
sãopastas os sintomas mais comuns. Então
Ocultar
e arquivos importantes. você me pergunta: "Como faço para identificar ameaças e aumentar meu nível de segurança digital?”
Assim:
Não abra e-mails duvidosos.
É muito provável que seu banco não envie emails para sua conta, principalmente solicitando dados sigilosos ou fornecendo links para um site que parece verdadeiro.
Usualmente os bancos somente enviam comunicados virtuais quando há uma escolha explícita por parte do cliente. “Veja nossas fotos que tiramos naquela festa” (e variantes), esse pode até vir de uma conta conhecida caso a pessoa esteja infectada por um vírus, avalie se seu amigo(a) enviaria uma mensagem tão impessoal ou com erros de português. Na dúvida, não abra
•Não utilize pen-drive em computadores compartilhados (faculdade, colégio, lanhouse). A maioria dos pen-drives não têm proteção contra gravação, sendo