ATPS CONT
Precila Bernardo de Anhaia - RA 4252063353
ATPS
PASSO FUNDO 2014
Precila Bernardo de Anhaia - RA 4252063353
ATPS
Trabalho de Graduação apresentado na disciplina de Contabilidade Tributária do Curso de Ciências Contábeis da Anhanguera – Faculdade Anhanguera
Prof. Lorena Vieira Lopes
PASSO FUNDO
2014
INTRODUÇÃO
Os valores de impostos, que as empresas necessitam pagar ao governo, pesam muito em seus orçamentos, sendo de suma importância que o contador da empresa tenha habilidades para avaliar a melhor opção tributária para o momento vivido na economia.
Dentre as opções temos Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.Nos estudos a seguir, buscaremos conhecer mais sobre a carga tributária brasileira apresentando dados sobre a evolução e alíquotas que as pessoas jurídicas estão sujeitas e destaforma avaliar qual o tipo de tributação é mais vantajosa para determinadas empresas.
Os impostos estão presentes no dia a dia de cada cidadão, sendo uma obrigação perante o Estado, que compoe o orçamento deste, de forma que muitas vezes passam despercebidos, mas que quando nos damos conta eles levem uma boa parte do orçamanto seja familiar ou empresarial, desta forma o contador deve estar atualizado na legislação para evitar pagar mais do que o valor devido, ou até mesmo para não ocorrer fraude e posterires problemas com a Receita. Podemos observer tres tipos de cobrança, impostos, contribuições e taxas.
Lidado ao patrimonio incedem os impostos: IR (Imposto de Renda), o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a contribuição à Previdência.
Ligados aos consume temos : o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).
Exitem taxas que são cobradas quando necessitamos de serviços publicos.
A forma de tributação deve ser escolhida uma vez a cada exercício, entre as formas Lucro Real, Lucro