Tr S Vers Es Do Neo
- Institucionalismo Histórico:
A organização institucional da comunidade política e das estruturas econômicas entram em conflito, de tal modo que determinados interesses são privilegiados em detrimento de outros.
Consideram as características sociais, psicológicas ou culturais dos indivíduos como os parâmetros responsáveis por uma boa parte do funcionamento do sistema.
Quatro características próprias àquela que acabamos de descrever são relativamente originais. Em primeiro lugar, esses teóricos tendem a conceituar a relação entre as instituições e o comportamento individual em termos muito gerais. Segundo, elas enfatizam as assimetrias de poder associadas ao funcionamento e ao desenvolvimento das instituições. Em seguida, tendem a formar uma concepção do desenvolvimento institucional que privilegia as trajetórias, as situações críticas e as conseqüências imprevistas. Enfim, elas buscam combinar explicações da contribuição das instituições à determinação de situações políticas com uma avaliação da contribuição de outros tipos de fatores, como as idéias, a esses mesmos processos.
Perspectiva “Calculadora”: ênfase aos aspectos do comportamento humano que são instrumentais e orientados no sentido de um cálculo estratégico. Indivíduos buscam maximizar seu rendimento com referência a um conjunto de objetivos definidos por uma função de preferência dada, a os faz adotar comportamento estratégico. Examina-se todas as escolhas possíveis para selecionar as que fornecem benefício máximo
Perspectiva cultural: Embora reconhecendo que o comportamento humano é racional e orientado para fins, ele enfatiza o fato de que os indivíduos recorrem com frequência a protocolos estabelecidos ou modelos de comportamento já conhecidos para atingir seus objetivos.
- Institucionalismo da escolha Racional
- Insitucionalismo sociológico
Muito importantes nas décadas de 60 e 70, com características behavioristas.
Tentam elucidar o papel desempenhado