Trabalho De Hist Ria
* Os excluídos da modernidade.
Messianismo, pode ser caracterizado como um movimento social coletivo, cujo líder representa a figura do messias.
* Antônio Conselheiro e o Arraial de Canudos.
Em 1893, o beato Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, fundou o arraial de Canudos.
* Violência e cangaço.
Entre o final do século XIX e a década de 1930, bando de homens armados, conhecidos como Cangaceiros, agiam à margem da lei, desafiando o poder dos coronéis.
* A Monarquia Celeste e a luta pela terra.
Em 1912, o monge Miguel Lucena Boaventura, conhecido como José Maria, fundou, no arraial de Taquaruçu, município de Curitibanos, uma comunidade religiosa semelhante à de Canudos, chamada de Monarquia Celeste.
Movimentos Urbanos
* A Formação da classe operária no Brasil
Foi no ambiente urbano, que os trabalhadores começaram a criar seus organismos para conquistar melhores salários e direitos. Assim com as fábricas, o movimento operário também surgia no Brasil.
* Anarquismo e anarcossindicalismo.
O movimento anarquista não formava uma unidade, mas se dividia em diversas tendências que tinham em comum a negação de qualquer forma de estado e de organização política. O anarquismo também influenciou o movimento operário por meio do anarcossindicalismo ou sindicalismo revolucionário.
* O Tenentismo.
O movimento militar mais influente da Primeira República foi o Tenentismo, que recebeu esse nome por seus líderes serem predominantes tenentes e capitães, oficiais de patentes intermediárias no exército.
* A inovação da arte no Brasil.
As inovações que marcaram o Brasil da Primeira República se manifestaram nas artes por meio do modernismo, um movimento de ruptura com as formas tradicionais de representação e criação da arte.
Messianismo e Cangaço
* Os excluídos da modernidade.
Messianismo, pode ser caracterizado como um movimento social coletivo, cujo líder representa a figura do messias.
* Antônio Conselheiro e o Arraial