TQC - Cap. 5
No Brasil, é muito comum pessoas do mesmo setor e que realizam a mesma função, elaborarem fluxogramas diferentes. Isso se explica pelo fato de não termos uma padronização nas empresas, gerando dificuldade, em cada funcionário, em estabelecer o limite de sua autoridade, que tarefas seu setor abrange e qual sua função.
5.6. MANUTENÇÃO DE PADRÕES
5.6.1. Funções de níveis hierárquicos na condução da rotina
Manutenção dos resultados é o aspecto mais importante do Controle de Qualidade Total. É fundamental e essencial para o “melhoramento contínuo”.
Principais problemas das empresas brasileiras:
- Não há padronização. E, quando se tem, são efetuadas de maneira mal organizada e não por pessoas que ali trabalham. Também não há treinamento para a manutenção do padrão dentro da empresa.
- Não há conhecimento da sua função expressamente dita. Existem muitos casos em que os operadores não fazem seu trabalho da maneira que o supervisor imagina. Também existem casos em que o supervisor faz a função do operador, por falta de instrução e organização.
5.6.2. As “sete perguntas capitais”
São sete perguntas que caso algum tenha a resposta “não”, coloca em risco o futuro da empresa. As perguntas seguem o formato PDCA.
1 – (P) Você tem certeza que seu operador consegue classificar o produto em bom ou ruim?
2 – (P) Você tem certeza que sua empresa possui um padrão e que todos as pessoas o segue?
3 – (D) Você tem certeza que todos os seus funcionários estão devidamente treinados e orientados corretamente?
4 – (D) Você tem certeza que o padrão da empresa está sendo seguido?
5 – (D) Você tem certeza que os dados que sua empresa utilizada para gerar indicadores são corretos?
6 – (C) Você tem certeza