Resumo capitulo gestão qualidade
DADOS GERAIS
Disciplina Gestão da Qualidade
Professor ODAIR MESQUITA QUINTELLA
Aluno MÁRCIO MOREIRA VIANA DE REZENDE
Turma XII e-mail marcio.moreira@bunge.com
ANÁLISE DO CAPÍTULO (no máximo 700 palavras)
Título do capítulo Conceitos básicos (Cap. 2)
Segundo Garvin existem 5 abordagens para definição de qualidade: transcendental, baseada no produto, baseada no usuário, baseada na produção e baseada no valor.
O caminho mais seguro para se definir qualidade em uma empresa é através de sua política da qualidade, que pode incluir mais de uma das abordagens indicadas.
O conceito da qualidade pode ser desdobrado em elementos básicos, como os elencados a seguir: desempenho, características, confiabilidade, conformidade, durabilidade, atendimento, estética e qualidade percebida.
Juran e Deming foram os dois principais responsáveis pelo movimento da qualidade no Japão, sendo que os japoneses os consideram os inspiradores do milagre industrial de seu país. Os norte-americanos lhes deram o devido valor nos anos 1980.
Podemos associar também ao movimento outros como Philip Crosby, Armand Feigenbaum, Kaoru Ishikawa e Genichi Taguchi.
Seguem algumas considerações sobre os principais estudiosos da temática.
W. Edwards Deming
As idéias de Deming nortearam o conhecimento a respeito da qualidade. Ele listou 14 pontos para gestão e estes descrevem o caminho para a qualidade total, o qual deve ser continuamente aperfeiçoado.
1- constância de propósitos de aperfeiçoamento / 2- adotar nova filosofia / 3- acabar com a dependência de inspeção para obtenção de qualidade / 4- acabar com pratica do negócio compensador baseado apenas no preço / 5- aperfeiçoar continuamente todo processo de planejamento, produção e serviço / 6- fornecer treinamento / 7- adotar e estabelecer liderança / 8- eliminar medo / 9- quebrar barreira entre departamentos / 10- eliminar slogans, exortações e metas dirigidas aos empregados / 11- eliminar padrões artificiais, APO e administração