Conceito de estatísca
Conceito
A Estatística é um ramo da Matemática que tem por objetivo obter, organizar e analisar dados, determinar as correlações que apresentem, tirando delas suas consequências para descrição e explicação do que passou e previsão e organização do futuro.
Objetivo
Tem como objetivo o estudo estatístico que pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese, utilizando-se técnicas estatísticas convenientes, as quais realçam toda a potencialidade da Estatística, na medida em que vão permitir tirar conclusões acerca de uma população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.
Divisões da Estatística
A Teoria Estatística moderna se divide em dois grandes campos:
Estatística Descritiva - consiste num conjunto de métodos que ensinam a reduzir uma quantidade de dados bastante numerosa por um número pequeno de medidas, substitutas e representantes daquela massa de dados.
Estatística Indutiva - consiste em inferir (deduzir ou tirar conclusões a respeito das) propriedades de um universo a partir de uma amostra. O processo de generalização, que é característico do método indutivo, está associado a uma margem de incerteza. A medida da incerteza é tratada mediante técnicas e métodos que se fundamentam na Teoria das Probabilidades.
Ramos da Estatística
Probabilidade é a parte da Estatística que utiliza métodos e técnicas apropriadas para o estudo de processos com margem de incerteza.
População é o maior conjunto tomado como referência na observação de um fenômeno e pode ser finita ou infinita, concreta ou abstrata.
Amostra é o subconjunto não-vazio de uma população que seu uso gera economia e rapidez dos resultados. Deve ser representativa da população.
Amostragem sua técnica é para escolher amostras que garanta o acaso na escolha, ou seja, qualquer elemento da população tem a mesma probabilidade de ser escolhido. Uma boa técnica de amostragem garante representatividade da amostra.