Gestão da qualidade - Resumo dos capítulos 3,4, 6 e 7
Capitulo 3
No entendimento da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), buscar a gestão da qualidade nas organizações é promover ações que visem o atendimento pleno do modelo de gestão referenciado nos Critérios de excelência (CE), um material editado pela FNQ, revisado anualmente por profissionais e acadêmicos de diversas áreas, que buscam atualiza-los a partir de diversas fontes.
O modelo de gestão do PNQ é como a FNQ entende que deva ser o caminho da excelência de gestão numa organização. Ou seja, a organização que busca qualidade total deveria procurar atender a todos os outros critérios de excelência por se tratar de um modelo de premiação.
Histórico
O PNQ estimula a melhoria da qualidade da gestão das organizações brasileiras, reconhecendo anualmente aquelas que atingiram o nível de desempenho “classe mundial”, ou seja, as organizações que se destacaram pela excelência da gestão de suas praticas e respectivos resultados, promovendo, interna e externamente, a reputação de excelência dos produtos brasileiros.
Processo de premiação
Os ramos de atividades foram subdivididos em cinco categorias de premiação, de acordo com o setor e o porte:
Grandes Empresas – de 500 ou mais pessoas
Médias Empresas – entre 100 e 499 pessoas
Pequenas e Microempresas – com 99 ou menos pessoas na força de trabalho
Órgãos da Administração Publica Federal
Organizações de Direito Privado sem fins lucrativos
São elegíveis organizações nacionais ou multinacionais, sociedades de economia mista, abertas ou não, limitadas ou com outras formas legais, inclusive unidades autônomas de uma organização maior.
As informações requeridas podem ser subdivididas em três blocos:
Elegibilidade
Inscrição para a candidatura
Relatório de gestão
Os sistemas de gestão das candidatas são analisados criticamente pela banca examinadora num processo subdividido em três etapas:
Análise critica individual
Análise critica de consenso
Visita às instalações