TPM - Manutenção produtiva total
PR 9110 - GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO
TOTAL PRODUCTIVE MAINTENANCE - TPM
São Bernardo do campo
2013
1- Introdução
A Manutenção Produtiva Total (TPM), do inglês Total Production Maintenence é um modelo de gestão que tem como objetivo a eficiência máxima do sistema produtivo através da eliminação de perdas e do desenvolvimento do homem e sua relação com a máquina ou equipamento. A TPM surgiu em meados de 1971, esta filosofia foi aplicada na empresa Nippon Denso Co. Ltd., do grupo Toyota, pela JIPM (Japan Institute Productive Management) e garantiu a esta o Prêmio de Excelência Industrial, pelo sucesso de implantação e pelos resultados obtidos, com isso começa rapidamente a ser aplicada em várias empresas do Japão e no Mundo.
2- Os 8 Pilares da TPM
2.1 – Manutenção Autônoma
O objetivo deste pilar é a melhoria da eficiência dos equipamentos, desenvolvendo a capacidade dos operadores para a execução de pequenos reparos e inspeções, mantendo o processo de acordo com padrões estabelecidos, antecipando-se aos problemas potenciais. Operadores com habilidade para manutenção autônoma devem ter: Capacidade para descobrir anormalidades, capacidade de tratamento e recuperação, capacidade quantitativa para definir as condições do equipamento e capacidade de cumprir as normas para manutenção da situação (limpeza, lubrificação e inspeção).
2.2 – Manutenção Planejada;
Conscientização das perdas decorrentes das falhas de equipamentos e as mudanças de mentalidade das divisões de produção e manutenção, minimizando as falhas e defeitos com o mínimo custo.
2.3 – Melhorias Específicas
Melhoria individual, atividade que serve para erradicar de forma concreta as oito grandes perdas que reduzem a eficiência global do equipamento.
As 8 perdas são: Perdas por falhas em equipamentos; Perdas por set-up e ajustes;Perdas por troca de ferramentas de corte;Perdas por