Tpm manutencao produtiva total
Melhoria contínua nos processos produtivos e administrativos, operacionalizada com times de trabalhos multifuncionais, trabalhando em sintonia, para melhorar a eficiência global dos equipamentos e processos, dentro de suas áreas de trabalho (é uma mudança cultural da empresa).
1.1-Princípios básicos:
* Ninguém conhece o equipamento / ferramenta, melhor do que o trabalhador que o opera diariamente. Assim, este pode e deve ajudar a prevenir quebras e danos, junto com a equipe de manutenção.
* Portanto, devem-se estabelecer políticas e metas consequentes, que projetam, promovem e dão suporte ao processo de melhoria (Responsabilidade da Direção).
* Deve ser entendido como um processo de suporte, para aumentar a performance do sistema de trabalho, através da melhoria (up grade) da atividade produtiva como um todo (visão sistêmica, integrada).
* Precisa fazer parte das atividades diárias de todos os funcionários, que são treinados e motivados para se envolver nessa performance.
2-Tipos de Manutenção:
Manutenção Corretiva: Ações de manutenção conduzidas para restaurar um item defeituoso, para uma condição específica. Testes, medições e ajustes feitos para remover ou corrigir uma falha.
Manutenção Preventiva: É a manutenção feita, com o objetivo de manter o equipamento e as instalações em condições operacionais satisfatórias, fornecendo inspeção, detecção e correção sistemática de falhas incipientes, antes de sua ocorrência, ou antes de se transformarem em grandes defeitos.
Manutenção Preditiva: Determina a condição do equipamento em serviço, a fim de prever quando a manutenção deve ser realizada. Esta abordagem oferece economias de custos em relação à manutenção preventiva de rotina, ou com base no tempo, pois as tarefas são realizadas apenas quando garantidas.
3- Pilares Do TPM:
1º pilar: MANUTENÇÃO AUTÔNOMA
O objetivo de este pilar é a