Tpm manutencao produtiva total
Ponta Grossa
2012
MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina Gestão da Manutenção, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Ponta Grossa - do Curso Superior de Engenharia Mecânica.
Prof. Ana Maria
Ponta Grossa
2012
1.INTRODUÇÃO
Durante muito tempo as indústrias funcionaram com o sistema de manutenção corretiva. Com isso, ocorriam desperdícios, retrabalhos, perda de tempo e de esforços humanos, além de prejuízos financeiros. A partir de uma análise desse problema, passou então, a dar ênfase na manutenção preventiva. Com enfoque nesse tipo de manutenção, foi desenvolvido o conceito de manutenção produtiva total, conhecido pela sigla TPM (total productive maintenance), que inclui programas de manutenção preventiva e preditiva.
Na busca de maior eficiência da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão. Nesta época as indústrias começaram a busca por termos de melhoria da qualidade, uma vez que o avanço da automação industrial e o aumento da concorrência empresarial eram cada vez maiores. Além disso, a busca pelo aumento da gestão participativa e da maior conscientização de preservação ambiental e energética contribuíram para o surgimento da TPM.
Desta forma, TPM é um conceito de manutenção industrial e empresarial que engloba todos os departamentos da empresa. É uma melhoria da estrutura em termos materiais, como máquinas, equipamentos, ferramentas, produtos, e em termos de aprimoramento dos operadores e trabalhadores de todos os setores e níveis dentro de uma companhia: capacitações pessoais, melhoria de habilidades, atitudes e conhecimentos daqueles envolvidos no processo.
Os principais alvos da TPM é a integração total dos setores de manutenção e produção da companhia, visando maximizar o rendimento do sistema produtivo através dos menores