Primeiros socorros em laboratorio quimico
É a passagem da corrente elétrica pelo corpo, que serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Ele pode causar queimaduras e até mesmo a morte. Deve-se lembrar que a água torna o choque mais perigoso, e que a corrente elétrica passa por vários corpos que tiverem algum contato.
PROCEDIMENTO
Antes de socorrer a vítima, interromper a corrente elétrica. Quando isso não for possível, chamar a central elétrica ou o corpo de bombeiros (como não é o caso), chamar a ambulância. Jamais tocar em fios elétricos com as mãos. Se for necessário usar um cabo de vassoura ou outro material que não seja condutor elétrico.
Verificar se o calçado usado tem solado de borracha.
Após verificar todas as medidas de segurança, observar os sinais vitais da vítima.
Se houver queimadura usar os procedimentos adequados.
Chamar o socorro especializado.
SINAIS VITAIS
Os sinais vitais são sinais que informam sobre o estado da vítima. São eles:
RESPIRAÇÃO: podemos observar o ar que entra e sai dos pulmões, pela expansão do tórax, ou sentindo com nossa face colocada próximo do rosto da vítima. Normalmente a frequência da respiração das crianças é de 15 a 30 por minuto e do adulto de 12 a 20 por minuto.
PULSAÇÃO: podemos observá-la com mais facilidade no pulso ou na carótida (artéria do pescoço), utilizando os dedos médios e indicador para pressioná-los. A pulsação normal de uma criança é de 120 batimentos por minuto e de 70 a 80 em adultos.
TEMPERATURA: O normal varia entre 36º e 36,5º, podendo se notar com o tato, quando a pele esta muito fria ou muito quente, e pode-se observar se a pele fica pálida ou arroxeada.
CONSCIÊNCIA: Pode ser observada quando a vítima responde a perguntas diretas que se faz a ela com clareza e lógica.
RESPIRAÇÃO AUSENTE
PROCEDIMENTO:
Para saber se alguém está respirando, coloque o dedo indicador muito próximo de suas narinas e verifique se sai algum ar. Se não, comece logo a