Segurança no laboratorio
A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla, devido à presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos. As causas para ocorrência de acidentes nos laboratórios são muitas, mas resumidamente são: instruções não adequadas, supervisão insuficiente do executor e/ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas e alterações emocionais.
Para maior segurança, ao se trabalhar em um laboratório, é necessário conhecer e obedecer todas as normas de segurança, conhecer os equipamentos e as substâncias que serão usadas, além de saber manuseá-los, e caso haja algum acidente, é necessário saber como proceder a fim de evitar piorá-los.
Objetivo: Este relatório tem por objetivo apresentar normas de segurança, além de apresentar as vidrarias que serão utilizadas nas aulas experimentais, mostrando suas funções e suas formas de uso.
Discussão:
- Segurança e suas normas: Em um laboratório de química, é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e responsável durante as experiências. Estes cuidados têm o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes e vidrarias quebradas, que são, geralmente, muito caros. Não se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, pois dessa forma, você não será um bom profissional, o que aumentará os riscos do trabalho, deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes. A concentração sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo são fatores primordiais no combate aos acidentes. Muitas das experiências realizadas durante o ensino de química são seguras, desde que efetuadas com seriedade. As recomendações gerais de comportamento, que devem ser seguidas por todos os usuários de um laboratório são: