TPAS
Transtorno da personalidade antissocial é um transtorno psíquico no qual o indivíduo é caracterizado por um padrão global de total desrespeito a regras sociais e leis, violação dos direitos alheios e completa ausência de culpa ou remorso pelos danos causados a outras pessoas. Por causa de sua respectiva personalidade, está mais sujeito a problemas legais e criminais.
As características que definem esse tipo de transtorno num individuo pode ser detectadas a infância e no inicio da adolescência diferentemente do que se pensa, esse perfil não está presente somente na população de baixa renda, mas em todos os lugares, desde o assassino impiedoso ao líder manipulador.
Indicadores (Sintomas)
Ausência de senso de convivência moral e ética
O individuo tem evidente carência do senso de normas e valores que são mantedores do bom convívio social. Sua deficiência está no campo dos afetos e emoções.
Conduta impulsiva, egoísta e baixa tolerância à frustração
Busca somente satisfação imediata pessoal, não se importa com os outros, não tolerante a frustração agindo de forma explosiva e violenta, quando contrariado em seus objetivos e depois age como se nada houvesse ocorrido.
Este individuo não apresenta sentimentos de culpa ou remorso, estes lhe são indiferentes. Limitação emocional, falta de empatia e compaixão.
Possui certa “limitação emocional”, sendo assim, seus sentimentos de empatia são inexistentes, aprecia o sentimento de posse e é movido por este, sendo totalmente indiferente a sentimentos alheios.
Impossibilidade de mudança de conduta pela punição capaz de assumir responsabilidade por algo errado ou ilícito, culpando sempre o outro já que não possui registro de culpa. Além disso, não altera sua conduta diante de punições.
Quando flagrado ou desmascarado não demonstra o menor sentimento de vergonha ou constrangimento, apresenta justificativas pautadas em seu