Recapitulação
1- Na escolha de entretenimento, para si ou para sua família, você permite que a consciência deturpada de outros influencie suas decisões e molde sua consciência? Não seria isso, na realidade, acompanhar a multidão? 7 Jeová nos deu uma dádiva preciosa para nos ajudar a tomar decisões: as nossas “faculdades perceptivas”. Mas elas precisam ser treinadas “pelo uso”. (Heb. 5:14) Acompanhar a multidão não ajudaria a treinar nossas faculdades perceptivas; nem o faria, por outro lado, um grande número de regras rígidas sobre assuntos de consciência. É por isso que, por exemplo, o povo de Jeová não recebe uma lista de filmes, livros e sites na internet que deve evitar. Visto que o mundo muda tão rapidamente, uma lista assim logo ficaria defasada. (1 Cor. 7:31) Pior ainda, isso nos privaria da tarefa vital de pesar bem os princípios bíblicos, com oração, e daí tomar decisões à base desses princípios. — Efé. 5:10.
2- O tabernáculo tinha também um pátio, fechado por uma cerca de pano de tenda. Neste pátio havia uma bacia grande, na qual os sacerdotes lavavam as mãos e os pés antes de entrar no Santo. Também tinham de lavar-se antes de oferecer sacrifícios no altar que ficava no pátio. (Êxodo 30:18-21) Este requisito de limpeza é um forte lembrete para os atuais servos de Deus, de que precisam esforçar-se a manter a pureza física, moral, mental e espiritual, se querem que sua adoração seja aceitável a Deus. (2 Coríntios 7:1) No decorrer do tempo, a lenha para o fogo sobre o altar e a água para a bacia eram supridas por escravos não-israelitas do templo.
3- No fundo, Arão não concordava com a idolatria. Mais tarde, parece que ele se juntou aos outros levitas em tomar posição a favor de Deus e contra os que resistiam a Moisés. Depois da morte dos culpados, Moisés lembrou ao povo que eles haviam cometido um grande pecado, indicando que outros além de Arão também receberam a misericórdia de Jeová.
4- Assim, o cristão