recapitulação
1- Os que pranteiam” são o mesmo tipo de pessoas que os “cônscios de sua necessidade espiritual”. Eles não pranteiam no sentido de lamentar sua sorte na vida. Seu pranto se deve à tristeza causada por sua própria condição pecaminosa e pelas condições existentes devido à imperfeição humana. Os que pranteiam são “felizes” Porque exercem fé em Deus e em Cristo e são consolados por terem uma boa relação com Jeová.
2- Ele nos mostrou que a proteção contra o Diabo é tanto mais necessária neste tempo do fim. porque Satanás e seus demônios travam uma guerra contra os do restante ungido, “que observam os mandamentos de Deus e têm a obra de dar testemunho de Jesus”, e contra seus companheiros da “grande multidão”.
3- A hora de Jeová agir não depende de termos dado, ou não, um testemunho individual a cada pessoa do planeta. Nós recebemos boas orientações sobre como realizar eficazmente a nossa obra de pregação. Portanto, quando Jesus disse que seus discípulos não completariam seu circuito de pregação “antes de chegar o Filho do homem”, ele nos estava dizendo profeticamente que seus discípulos não completariam o circuito de toda a terra habitada com a pregação sobre o Reino estabelecido de Deus, antes de o glorificado Rei Jesus Cristo chegar como executor da parte de Jeová, no Armagedom.
4- Primeiro, o espantoso crescimento na divulgação da mensagem do Reino; segundo, a proteção que se dá aos que aceitam a mensagem. Vemos simbolizado aqui o crescimento do “reino de Deus” conforme prova a grande divulgação da mensagem do Reino e o desenvolvimento da congregação cristã a partir do Pentecostes de 33 EC. O grão de mostarda é uma semente miúda que pode simbolizar algo bem pequeno.No entanto, um pé de mostarda pode atingir de 3 a 5 metros de altura e desenvolver ramos fortes, podendo ser considerado uma árvore.
5- Uma profunda lição de humildade mostrada na prática! Visualize a cena. Um grupo de homens sérios ao redor de uma única criancinha, olhando-a