Ernesto Geisel
[PONTO POSITIVO E NEGATIVO] II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), política desenvolvimentista que ajudou a manter a economia aquecida, o setor industrial em expansão e o nível de empregos após o primeiro choque (uma crise) do petróleo (1973), mas que causou agravamento da dívida externa e dos problemas monetários ocasionadores da hiperinflação das décadas seguintes, legando um estado de recessão já no governo do sucessor João Figueiredo. A concessão de grandes incentivos aos investimentos de capital estrangeiro no país foi outro controverso e capital ponto do II PND.
[PONTO POSITIVO]Modernizou as linhas públicas com a inauguração das primeiras linhas do metrô em São Paulo e no Rio de Janeiro.
[PONTO POSITIVO]Busca de novas fontes de energia, realizando o acordo nuclear com a Alemanha, criando os contratos de risco com a Petrobras e incentivando a utilização do álcool como combustível. Sendo que construiu grande parte da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
[PONTO POSITIVO]Extinguiu o AI-5 que dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais.
[PONTO POSITIVO]Deu início do processo de redemocratização do país, embora tal processo tenha sofrido alguns retrocessos durante seu governo