recapitulacao
1.Satanás levou Eva a pensar em si mesma e sobre como, supostamente, poderia melhorar a sua sorte na vida, tornandose “como Deus”. Por fim, o Diabo a induziu a focalizar a árvore e o seu fruto, em vez de a sua relação com Aquele que lhe dera todas as coisas. (Leia Gênesis 3:6.) Infelizmente, por comer do fruto, Eva mostrou que Jeová não era a Pessoa mais importante na sua vida.
2. ABEL observava suas ovelhas, que pastavam calmamente na encosta de um morro. Então, olhou ao longe e viu um brilho suave. Ele sabia que lá naquele lugar havia uma espada de fogo girando o tempo todo, bloqueando a entrada do jardim do Éden. Seus pais já tinham morado naquele paraíso, mas nem eles nem seus filhos podiam entrar lá agora. Imagine a brisa do fim de tarde agitando o cabelo de Abel enquanto ele olhava para cima e pensava no Criador. Embora Abel tenha sido o quarto humano a existir, tudo indica que ele foi o primeiro a quem Deus encarou como merecendo o resgate.
3. Quando Noé tinha 500 anos, sua esposa teve três filhos — Sem, Cã e Jafé.* Juntos, eles tinham que proteger seus filhos das más influências. Meninos costumam admirar “homens de fama”, homens fortes — e os nefilins eram exatamente isso. Noé e sua esposa não podiam proteger seus filhos de todas as histórias sobre as façanhas daqueles gigantes, mas podiam ensinar a atraente verdade sobre Jeová Deus, aquele que odeia toda a maldade. Eles tinham que ajudar seus meninos a ver que Jeová se sentia magoado por causa da violência e da rebelião do mundo. —O mundo hoje também está contaminado pela violência e pelo espírito de rebelião. Até mesmo o entretenimento para crianças está repleto desses temas. Pais sábios fazem tudo que podem para lutar contra essas influências por ensinar seus filhos sobre o Deus de paz, Jeová, que um dia acabará com toda a violência.
4. bem como o exemplo do Dilúvio dos dias de Noé e o exemplo de Ló, ilustram a importância de se levar os avisos a sério. Nós, como