Contabilidade Ambiental: contabilização dos itens de natureza ambiental.
Um assunto bastante discutido na sociedade é a questão ambiental, onde se obtém uma preocupação gigantesca em relação ao patrimônio natural da sociedade. Esta vem trazer uma abertura na discussão sobre a mensuração desse patrimônio, pois ainda não se conseguiu registrar os valores exatos dos recursos em todo o planeta.
A Contabilidade nos mostra que se pode medir e demonstrar os eventos e transações econômico-financeiros do setor ambiental, que se volta para a intervenção da empresa com o meio ambiente. De acordo com isto, a Contabilidade apresentará seu objetivo de avaliar não somente a evolução econômica da entidade, com também suas contribuições e responsabilidades sociais. Toda a sociedade tem como obrigação importante de fazer parte no combate a todas as formas de poluição, em especial, no meio ambiente. Portanto, a Contabilidade faz sua parte, pois os eventos de transações da natureza ambiental representam grandezas relevantes e, assim, causam significativo impacto na situação econômica e financeira das empresas.
A Contabilidade Ambiental é conceituada como sendo um segmento da Contabilidade obtendo como objetivo identificar, mensurar e esclarecer os eventos e transações econômico-financeiras que se relacionam com a proteção, preservação e recuperação do ambiente, ocorridos em um determinado período, visando à evidenciação da situação patrimonial de uma entidade.
O envolvimento da Contabilidade no meio ambiente nos oferece novas formas de tratar problemas contábeis e financeiros originários de padrão ambiental, entre elas se destacam “a verificação do cumprimento dos padrões ambientais; a análise de custos e dos métodos de redução da poluição; o cálculo dos gastos, para redução de consumo; efeitos sobre preços e fluxo de caixa no médio e longo prazo e a apresentação de evidências sobre os efeitos no controle ambiental e na solução de litígios”.
No entanto, pode-se afirmar que a