Toyotismo-volvismo
TOYOTISMO-VOLVISMO
BELO HORIZONTE
2012
TOYOTISMO
Após a segunda guerra mundial (1960), foi formulado o modo de organização Toyotismo, criado por Tapichi Ohono. Foi colocado em pratica na fábrica da Toyota no Japão trazendo grandes resultados, com isso, Segundo Frances Presse “Em 2007 a Toyota torna-se a maior montadora de veículos do mundo e por um ponto final no Fordismo”.
Segundo Chiavenato ( 7º Edição, p. 60-66) o toyotismo só se produz o necessário, reduzindo ao máximo os estoques tanto de matéria prima quanto do já produzido, essa flexibilidade tem como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele for demandado, denominado como Just in Time, hoje utilizado também segundo Tyffany e Juliana L. “A Fiat utiliza, há anos, o sistema “just-in-time”, que otimiza seus espaços de estoques, obrigando os fornecedores a um complexo fornecimento das peças a poucas horas de sua utilização na fabricação dos veículos. Por causa disso, muitos fornecedores se instalaram também na região metropolitana da capital de Minas Gerais e o movimento de caminhões na entrada da Fiat é constante.”. Trabalhando com pequenos lotes, a qualidade do produto é elevada e o passa ser de um nível superior de confiabilidade.
O trabalho é divido em grupos, cada um responsável pelo que faz e cada grupo possui um líder. A qualquer momento da produção que for identificado um problema em algum produto o operário tem autonomia para parar a produção, com isso a qualidade e confiabilidade no produto aumentam ao longo do tempo.
O sistema funciona também de modo que todos os funcionários saibam desempenhar mais de uma função, não ficando preso a uma só atividade. Para a indústria é ótimo, em caso de falta de um funcionário, outro esta apto a desempenhar as funções que o outro realiza, para o funcionário é ótimo, pois terá um aumento de reconhecimento no mercado de trabalho, sendo que ele desempenha varias funções, não ficando