TOYOTISMO NO BRASIL
Com a sigla TPS o Sistema Toyota de Produção vem motivando gerentes de quase todas as companhias do mundo a ter um comprometimento com qualidade, tempo e custos.
Vamos mostrar que os 7 princípios do TPS só podem ser realizados com comprometimento de cada colaborador e com muita utilização dos quadros de gestão à vista.
1 Reduza tempo de preparação de maquinas e equipamentos.
Tempo gasto em preparar maquinas ou equipamentos não produzem produtos. Esse tempo é desperdício de produção, é custo que encarece o produto, portanto deve ser o menor tempo possível. A Toyota já conseguiu reduzir tempos de preparação de máquinas de dias para horas e de horas para minutos. Este primeiro princípio deixa claro que um quadro de gestão dos “ tempos de preparação ” comparativos de várias equipes podem motivar positivamente colaboradores a ter cada vez mais um menor tempo desperdiçado.
2 Produza em lotes menores
Lotes menores de produtos resultam em estoques de matéria prima menores, menos componentes e menores tempos de espera resultando em um custo financeiro menor. Todo setor produtivo tem um “ gargalo ”, setor da produção onde falta tempo para produzir, portanto quanto maior o lote anterior maior será o tempo de espera. A Toyota conseguiu fazer que seus pequenos lotes de produção eliminem os gargalos da empresa, permitindo com isso custos menores de produto. Outra vez os quadros de gestão à vista tomam a importância do princípio pois os lotes devem ser controlados de uma maneira que todos os colaboradores vejam, para com isso, minorar as possibilidades de espera de produção.
3 Colaboradores envolvidos e capacitados
A Toyota organiza seus colaboradores em times e dá a eles a responsabilidade e a capacitação necessária para que eles realizem tarefas de alta complexidade. Tarefas estas que incluem diminuir estoques e fazer pequenos reparos nos equipamentos que manipulam. Todo time tem um líder