Toyota
Quando Toyoda decidiu fabricar carros, precisava de um nome para sua nova empreitada. Sua empresa principal, batizada humildemente de Toyoda Automatic Loom Works Ltd. (fábrica de teares automáticos Toyoda) foi fundada em 1926 por seu pai, Sakichi Toyoda. Para manter a tradição, deu seu sobrenome à fabricante de carros.
Para gerar publicidade, Toyoda organizou um concurso para definir o logotipo da empresa. Vinte e sete mil pessoas participaram, e o desenho vencedor consistia na palavra Toyota – sem “d” – escrito em uma forma estilizada do katakana, um dos alfabetos japoneses. O modelo AA, mostrado abaixo, foi o primeiro veículo de passageiros da Toyota, e o primeiro a carregar o novo nome e logo.
A mudança trazia algumas vantagens: “Toyota” possui uma última sílaba mais suave que
“Toyoda”, além de ser pronunciada mais facilmente pelos norte-americanos. Sua escrita em katakana precisa de oito traços ao invés dos dez de “Toyoda” – o oito é considerado um número da sorte no Japão – e o formato dos caracteres simbolizam crescimento e prosperidade. Há ainda uma teoria que diz que a mudança dissociaria a empresa de carros da fabricante de teares, se a divisão de carros fracassasse, a empresa original não teria sua imagem abalada. Por fim, o novo nome representava um rompimento conveniente com o passado agrícola do Japão – “Toyoda” em japonês significa “arrozal fértil”.
Apesar do logotipo original ter sido gradualmente descontinuado nos veículos de exportação – os
Toyotas vendidos nos EUA passaram a usar um símbolo mais simples, substituído mais tarde por um “T” estilizado – ele foi mantido no mercado japonês por alguns anos, mas continua em uso na sede da Toyota Motor Company em Aichi.