Toxinas bacterianas
Certos microrganismos apresentam a capacidade de produzir substâncias venenosas denominadas toxinas. Essa capacidade de produção de toxinas é denominada toxigenicidade. Dentre os efeitos das toxinas podemos destacar febre, alterações cardiovasculares, diarreia, interrupção da síntese de proteínas, toxemia, destruição das células do sangue e os vasos sanguíneos e alterar o sistema nervoso.
2 DESENVOLVIMENTO
As toxinas são transportadas pelo sangue e linfa causando lesões distantes ao ponto de invasão do microrganismo, que por sua vez consegue superar a defesa do hospedeiro, produzindo assim toxinas, que é uma das três formas de lesar as células do hospedeiro. Essas substâncias solúveis, usualmente de natureza proteica, também alteram o metabolismo normal da célula ou tecido hospedeiro.
As toxinas podem ser derivadas em dois tipos: exotoxinas e endotoxinas.
2.1 EXOTOXINAS
São proteínas ou enzimas que catalisam determinadas reações bioquímicas. As exotoxinas são produzidas no interior de algumas bactérias em sua maioria, por bactérias gram positivas como parte de seu crescimento e metabolismo, e só liberadas no meio circundante. São solúveis em líquidos corporais, o que facilita sua difusão no sangue e assim sucessivamente no corpo.
As exotoxinas agem inibindo certas funções metabólicas e destruindo partes da célula do hospedeiro. Elas são divididas em três tipos, de acordo com sua ação:
• Citotoxinas: matam e afetam as funções da célula hospedeira
• Neurotoxinas: interferem na transmissão normal de impulsos nervosos
• Enterotoxinas: agem em células de revestimento gastrointestinal
As doenças causadas por bactérias produtoras de exotoxinas são causadas na maioria das vezes por medidas menores de exotoxinas, e não perda da célula das bactérias em si. Assim as exotoxinas produzem sinais específicos para cada doença.
Para imunizar as exotoxinas o corpo produz