Biomedicina - Fisiopatologia
As paredes celulares das bactéria são tipicamente compostas por peptidioglicanos (polímeros de polissacarídeos ligados a proteínas como a mureína, com funções protectoras).
Quando a parede exterior tem esta composição, a célula tinge de cor púrpura quando fixada com violeta-cristal, uma preparação conhecida como técnica de Gram - bactérias "Gram-positivas".
Outras bactérias possuem uma membrana externa, que se sobrepõe a uma fina camada de peptidioglicanos, essa membrana externa é formada por carboidratos, lípidos e proteínas. Estas bactérias não tingem de púrpura com o corante de Gram - "Gram-negativas".
Muitos antibióticos, incluindo a penicilina e seus derivados, agem inibindo o processo de síntese da parede celular bacteriana durante a divisão binária.
Morfologia Bacteriana
Cocos -> Bacterias de formas arredondadas - diplococos : dois a dois - estreptococos: em cadeia - estafilococos: cachos de uva
Bacilos -> forma de bastonetes com extremidades retas ou ovais, podendo ser fusiforme ou cocobacilos - isolado: bastonetes isolados - diplobacilos: arranjos em pares - paliçadas e estreptobacilos: arranjo em cadeias - cocobacilos
Espiralados -> bactéria em forma de espiral - espiroquetas: possuem forma de espiral - espirilos: possuem fragmento de espiral - vibriões: possuem fragmento de espiral em forma de virgula
Fisiologia Bacteriana
As substâncias ou elementos retirados do ambiente e usados para construir novos componentes celulares ou para obter energia são chamados nutrientes.
Os nutrientes podem ser divididos em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. Ambos os tipos são imprescindíveis.
Macronutrientes
• Carbono.
• Oxigênio
• Hidrogênio
• Nitrogênio
• Enxofre
• Fósforo
Micronutrientes
Os elementos ferro, magnésio, manganês, cálcio, zinco, potássio, sódio, cobre, cloro, cobalto, molibdênio, selênio e outros.
São necessários ao desenvolvimento microbiano, mas em quantidades variáveis, dependendo do