Resumo AGRESSAO
Dentro das bactérias existem dois tipos de DNA o cromossômico que traz informações do genoma celular e o plasmideo que é o DNA que carrega informações adicionais, como capacidade de resistência a antibióticos, informação para produção de toxinas...
A alta resistência das bactérias provem de sua parede celular que é uma porção fora da membrana celular. Essa parede celular se difere entre as bactérias devido a coloração, forma e composição.
O que diz se uma bactéria é ou não capaz de gerar doenças é sua virulência.
As bactérias podem ser classificadas pela forma:
a) Cocos
b) Bacilos ou bastonetes
c) Espiroquetas
Pelo seu arranjo:
a) Estrepto
b) Estafilo
c) Diplo
Nem toda bactéria se agrupa em formato de arranjos. Durante sua coloração as bactérias se diferem pela composição de sua parede celular
Composição da Parede Bacteriana
Gram positivas: a parede dessas bactérias é espessa de peptidio glicano e acido teicoico. Essa coloração é roxa e azul.
Gram negativas: são coradas em rosa ou vermelho. Sua parede é formada por uma fina camada de peptidio glicano e sua porção mais externa é formada por uma camada semelhante a membrana celular chamada de lipopolissacaridica (LPS).
Fatores de Virulência
São conjuntos de características, estruturas e estratégias que contribuem para a instalação da bactéria no hospedeiro. Esses conjuntos tornam a bactéria mais ou menos patogênica.
O aumento de sua virulência não está relacionado a quantidade de fatores que a bactéria possui, e sim aos tipos dos fatores.
Patogenicidade: capacidade de causar doenças – levar a manifestações clinicas.
Virulência: intensidade com que as manifestações clinicas ocorrem.
Os fatores podem ser subdividos e classificados:
a) Colonização:
1. Adesão: dizem sobre sua capacidade de aderir