Teoria
Violências
Na declaração sobre o tema proposto podemos enxergar que este parte exclusivamente do gênero social onde uma grande parte da população, e que ficou reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde publica.
As Mulheres tinham o caráter descriminado pela existência da cultura machista e a violência por ela sofrida.Por muitas vezes são acometidas em suas próprias residências onde são submetidas a humilhação e descaso. Agora com o surgimento da Lei Maria da Penha que criou mecanismos para diminuir a violência domestica e familiar contra a mulher, punindo assim os culpados e impondo a ele a pena cabível por seus delitos e agressões. Podemos lembrar que antes da Lei no Brasil, a violência domestica era simplesmente uma desavença simples entre marido e mulher, já hoje o principal objetivo é estabelecer situações de mulheres em risco de violência, identificando os pontos críticos e propondo medidas de intervenção. Este documento tem como finalidade ajudar à mulheres em situação de risco como se comportarem e como enfrentar este momento tão traumático e difícil.
Muitas dessas mulheres desconhecem os efeitos positivos que a lei Maria da Penha ás oferece, outras, porém procuram os serviços jurídicos e sociais e muitas delas não concluem todo o processo e assim permanecem a mercê de seus companheiros.
Sendo assim conclui-se que ainda há muito medo da parte dessas mulheres tão sofridas e violentadas de denunciarem tais agressões por saberem que ainda há muito “nós críticos “ nesta trajetória.
Resumo Informativo sobre A trajetória das mulheres na superação das
Violências
Podemos informar que a grande causa da violência da mulher por muitas vezes acontecem dentro de suas próprias residências, sendo agredidas por seus parceiros de muitas maneiras, sendo elas verbais,físicas ou emocionais, desencadeando sofrimento depressão e