Toxicologia
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que a toxidade de uma substância é sua capacidade para causar uma lesão em um organismo vivo. Uma substância muito tóxica causará danos a um organismo mesmo administrada em quantidades muito pequenas, uma substância de baixa toxicidade só produzirá efeito quando a quantidade for muito grande. Toxicologia é a ciência que estuda tudo aquilo relativo a origem, natureza, propriedades, identificação, mecanismo de acumulação e qualidades de qualquer substância tóxica. Como toda ciência multidisciplinar, compromete a outras ciências, fundamentalmente a medicina, a farmacologia e a química.
A toxicologia tem origem remota, já que o homem desde a pré-história estava interessado na aplicação de venenos. A notícia mais antiga data do século XVII a.C. no Papiro de EBERS, posteriormente em todas as épocas há uma preocupação no tratamento de intoxicados.
Um dos motivos que impulsionou o desenvolvimento da toxicologia foi a necessidade de dispor de pessoas com o suficiente conhecimento para poder determinar a existência, ou não, de envenenamento, em casos judiciais. Este foi o começo da toxicologia judicial.
Posteriormente, o desenvolvimento industrial pois o homem em contato com uma infinidade de novas substâncias, que não em poucos casos trouxe resultados nocivos a seus organismos. Este feito motivou o desenvolvimento da toxicologia Social, em cujo âmbito se enquadraria a Toxicologia Industrial.
analise de riscos em toxicologia
Internacionalmente, o termo gerenciamento de riscos é utilizado para caracterizar o processo de identificação, avaliação e controle de riscos. Assim, de modo geral, o gerenciamento de riscos pode ser definido como sendo a formulação e a implantação de medidas e procedimentos, técnicos e administrativos, que