toxicologia sulfito
Trabalho Escrito
Título do trabalho
Primeira/Segunda parte
Nome completo do aluno
Toxicologia Epidemiológica
Licenciatura em Gestão Integrada em Qualidade, Ambiente e Segurança
Ano letivo 2012/2013
Índice
Introdução (toxicologia)
Dióxido de enxofre (formula química, de onde vem e onde se encontra)
Propriedades fisicas quimicas
Principais aplicações
Valores limite de exposição
Valores limite biológicos
Formas de exposição
Efeitos toxicológicos
Formas de prevenção
O que fazer em caso de emergência
Introdução Toxicologia, por definição, é a ciência que estuda os efeitos nocivos das substâncias químicas nos sistemas vivos. Tem como finalidade identificar os riscos associados a uma certa substância e determinar em que condições de exposição esses riscos são induzidos, com o objectivo principal de prevenir o aparecimento de efeitos adversos, ou seja, estabelecer o uso seguro dessas substâncias químicas ou biológicas. A toxicologia abrange várias áreas, como por exemplo, a toxicologia ambiental, toxicologia clínica e a toxicologia forense. Numa análise toxicológica são estudadas:
- a toxicidade– termo usado para indicar os efeitos nocivos produzidos por substâncias químicas ou biológicas nos seres vivos;
- a toxicocinética- designa o conjunto de processos sofridos pelas substâncias após a entrada no organismo;
- a toxicodinâmica- define a acção das substâncias estranhas ao organismo, a nível celular e que processos são desencadeados como resposta a essas agressões. Este trabalho tem por objectivo fazer uma análise toxicológica do dióxido de enxofre.
Dióxido de Enxofre
O dióxido de enxofre é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um de enxofre, a sua fórmula química éSO2.
O Dióxido de Enxofre é um gás incolor, inodoro, muito solúvel em água, que pode ocorrer naturalmente na atmosfera como resultado da